Encontrei um animal na Rua. O que devo fazer?
12/09/2016
989
O que você deve fazer:
– Se você encontrou um animal abandonado, não perca tempo procurando algum órgão público ou organização que venha buscá-lo ou onde ele possa ser levado.
Esse serviço não existe em Petrópolis.
Pode ser que os Centros de Controle de Zoonoses de outras cidades recolham ou aceitem animais. E as ONG’s e Protetores Independentes que trabalham resgatando animais, recolhem os animais que elas encontram, e os levam para hotéis e clíinicas veterinárias (dependendo do estado do animal) e depois trabalham sua adoção. Em geral pedem ajuda pela internet para pagar as clínicas e hotéis.
Se você se sensibilizou com um animal abandonado, não foi por acaso, pois é uma oportunidade de você fazer o Bem, de fazer por ele o que gostaria que fizessem por você em situação semelhante. Faça o contrário daquele que o abandonou, para equilibrar um pouco a dívida que os humanos têm com os animais. Não importa se ele “é seu” ou não, pois ninguém é de ninguém, e devemos ajudar os seres que dependem de nós.
Dê a ele os cuidados necessários: alimentação, se precisar, atendimento veterinário, castração (para evitar novas crias indesejadas) e a oportunidade de adoção para um novo lar.
Veja orientação nos links abaixo:
– Se o animal que você pretende encaminhar é o que mora com você, saiba que a mudança de local, bem como a perda de contato com as pessoas com as quais está acostumado e se afeiçoou causa grande sofrimento a ele, podendo causar-lhe auto-mutilação ou até a morte por depressão.
Se o motivo for comportamento, e o animal já for castrado (o que pode ajudar, deixando o animal mais calmo) indicamos mais dois métodos para evitar a separação.
Primeiramente, consulte uma especialista em florais, altamente indicados em questões comportamentais dos animais. Duas pessoas fazem isto gratuitamente, entrem em contato por mensagem que passaremos.
Outra alternativa é buscar a ajuda de um adestrador. Estes encaminhamentos certamente serão melhores não só para o animal, como para sua consciência e para seu coração.
Sobre abrigos
Abrigos não são locais bons para os animais. Animais são seres muito amorosos, necessitam de alguém para amar e que lhes dedique atenção.
A grande maioria dos abrigos são locais terríveis para os animais, ainda que nascidos da boa intenção e compaixão das pessoas os recolhem. Mas, por conta dos primeiros recolhimentos, outras pessoas se sentem com o direito de abandonar animais nestes abrigos e isto se repete sucessivamente, criando uma situação de superpopulação que inviabiliza qualquer trabalho. Diariamente, são enviados às listas da internet apelos desesperados por dinheiro, alimentos e remédios. O comum é que animais fiquem permanentemente confinados, sem poderem se movimentar adequadamente e sem o afeto de ninguém. Muitas vezes, por falta de recursos, não recebem a alimentação e os cuidados veterinários essenciais.
O Irmão Animal não recolhe animais e nem mantém abrigo. Nosso trabalho é educacional, pois trabalhamos PELOS animais e não COM animais. Produzimos material educativo para apoiar os defensores de animais em seu trabalho e para valorizar os animais, informando e sensibilizando a sociedade. Trabalhamos na prevenção do abandono, maus-tratos e exploração animal por meio da Educação em Valores.
Adicionar Comentário